A nossa ferramenta que gere a sua autorização para utilizarmos cookies está temporariamente offline. Por conseguinte, algumas funcionalidades que requerem a sua autorização para utilizar cookies poderão estar em falta.
AMBIENTE.
SUSTENTABILIDADE ABRANGENTE AO LONGO DE TODA A CADEIA DE VALOR ACRESCENTADO.
Sob o tema do meio ambiente, o BMW Group está a mudar o foco para a sustentabilidade ecológica, redução de CO2 e conservação de recursos ao longo de toda a cadeia de valor acrescentado. Desde a cadeia de fornecimento, gestão de fornecedores, manuseamento de matérias-primas, passando pelo desenvolvimento e produção até à fase de utilização de todos os produtos e muito mais: ao adotar esta abordagem abrangente, o BMW Group está a funcionar em conformidade com o objetivo do Acordo Climático de Paris de limitar o aquecimento global a 1,5 °C.
REDUÇÃO DE CO2.
O BMW Group tem como objetivo reduzir substancial e mensuravelmente a sua pegada ecológica ao longo de toda a cadeia de valor acrescentado – antes, durante e após a fase de utilização das viaturas.
- O BMW Group está a acelerar a sustentabilidade. A partir de 2024, as marcas BMW e MINI irão apresentar jantes de alumínio fundido fabricadas com eletricidade verde. Esta mudança aplica-se à eletrólise, que consome muita energia, durante a produção de alumínio e a fundição das jantes. Acordos correspondentes com todos os fornecedores de jantes do BMW Group estão em vigor
- Atualmente, cerca de cinco por cento das emissões de CO2 podem ser atribuídas às jantes. Fazer a mudança para um método de produção mais sustentável com eletricidade verde reduz estas emissões em mais de metade. O BMW Group utiliza cerca de 10 milhões de jantes de liga leve por ano, 95% das quais são jantes de alumínio fundido.
- A partir de 2023, a MINI tornar-se-á pioneira neste campo. As jantes de alumínio fundido da nova geração do MINI Countryman já serão fabricadas com 70% de alumínio secundário. Combinando eletricidade verde na produção e 70% de recursos secundários, as emissões de CO2 podem ser reduzidas em até 80% em comparação com os métodos de produção padrão. A partir de 2024, os modelos BMW que saem de fábrica também serão equipados com jantes de alumínio fabricadas com de energia renovável e 70% de alumínio secundário
- Além disso, a partir de 2025, serão utilizados nos modelos da New Class (Nova Classe) revestimentos fabricados em plástico com cerca de 30% derivado de redes de pesca e cordas recicladas. Isto irá também evitar a eliminação destes materiais residuais da indústria marítima como resíduos no mar.
- Os métodos de produção inovadores para proteção contra corrosão e tintas mate não requerem recursos fósseis e ajudam a reduzir em 40% as emissões de CO2 dos modelos BMW construídos nas fábricas da Europa e da África do Sul.
- O BMW Group é o primeiro fabricante de automóveis do mundo a utilizar tintas mate fabricadas de biomassa em vez de óleo mineral. Além disso, as fábricas do BMW Group em Leipzig (Alemanha) e Rosslyn (África do Sul) trabalham com verniz anticorrosivo produzido de forma sustentável, um procedimento certificado pela Agência de Inspeção Técnica Alemã TÜV.
- Graças aos processos de produção inovadores da BASF, produtos primários à base de óleo mineral, como a nafta, podem ser substituídos por recursos renováveis fabricados de resíduos orgânicos logo na primeira fase da produção de tintas. Isto não só reduz a utilização de recursos fósseis, como também reduz as emissões de CO2 relacionadas com o transporte e o processamento posterior da nafta.
SISTEMAS DE CONTROLO.
Ao adotar uma abordagem abrangente, o BMW Group consegue uma melhoria substancial ao longo de todo o ciclo de vida, de uma geração de viaturas para a seguinte. Com a New Class (Nova Classe), em particular, o BMW Group irá reduzir as emissões de CO2 mais rapidamente e concentrar ainda mais o desenvolvimento numa economia circular. Como resultado da abordagem orientada para o valor do sistema de controlo dentro do Grupo, garantimos que as especificações sejam implementadas de forma consistente em toda a empresa. Desta forma, estamos a ter em conta os objetivos de redução das emissões de CO2 ao longo de todo o ciclo de vida das viaturas, bem como os requisitos específicos do mercado para a frota automóvel. Utilizamos um sistema de gestão ambiental certificado para monitorizar a implementação das metas definidas e avaliar os avanços no processo de desenvolvimento.
SUSTENTABILIDADE AO LONGO DE TODA A CADEIA DE VALOR ACRESCENTADO.
ANTES DA FASE DE UTILIZAÇÃO.
GESTÃO DA CADEIA DE FORNECIMENTO E DE FORNECEDORES.
Atualmente
Para o BMW Group, a sustentabilidade começa na rede de fornecedores. Foi, por isso, que reestruturámos as nossas cadeias de fornecimento – de forma transparente e de acordo com padrões elevados:
- Desenvolvimento contínuo de fornecedores juntamente com a gestão consistente de fornecedores e subfornecedores.
- Regulamentos e medidas claras para a proteção dos direitos humanos, que incluem a garantia de uma proibição total do trabalho infantil, que também se aplica aos nossos fornecedores.
- Uma gestão de risco fiável é indispensável, especialmente para materiais críticos. Estes incluem exigências muito rígidas dos nossos fornecedores. O que também inclui projetos especiais na cadeia de fornecimento para recursos críticos.
- Desenvolvimento contínuo de fornecedores juntamente com a gestão consistente de fornecedores e subfornecedores.
2030
O nosso objetivo é alcançar uma redução de 40% de CO2 por viatura em toda a cadeia de valor acrescentado até 2030. A cadeia de fornecimento é responsável por 20% desta redução de CO2.
PRODUÇÃO.
Atualmente
Não utilizamos quaisquer terras raras na tração elétrica dos nossos motores elétricos de 5ª geração. No fabrico das baterias para os nossos veículos elétricos, utilizamos eletricidade verde – tal como os nossos fornecedores de células de bateria. Além disso, as nossas baterias podem ser recicladas a um nível superior a 90%. Como referência em matéria de sustentabilidade, especificamos normas de produção adicionais:
- Em parceria com os nossos fornecedores, pretendemos converter a nossa produção de aço, passo a passo, de modo a torná-la praticamente isenta de CO2.
Nos próximos anos, os acordos com a Salzgitter AG e a H2 Green Steel irão abranger mais de 40% das necessidades de aço nas fábricas europeias do BMW Group. - Desde 2020, obtemos toda a nossa eletricidade comprada externamente a partir de fontes de energia renováveis.
- Desde 2021, todas as nossas instalações são completamente neutras de CO2 devido a medidas de compensação.
- As nossas tintas utilizam um processo de produção à base de água. Além disso, o BMW Group utiliza tintas mate derivadas 100% de resíduos orgânicos nas suas fábricas na Europa e na África do Sul.
- A partir de 2025 (New Class (Nova Classe)):
Na vanguarda da produção para a New Class (Nova Classe) está um processo com redução de CO2 através da utilização de eletricidade verde e materiais secundários. As células de bateria são produzidas com cobalto, lítio e níquel, que contém uma proporção de materiais secundários. Além disso, os fabricantes comprometem-se a produzir apenas com eletricidade a partir de energias renováveis. Desta forma, o BMW Group é capaz de reduzir a pegada de CO2 na produção de células de bateria em até 60% em comparação com a geração atual de células de bateria. - As matérias-primas, cobalto e lítio, utilizadas na nova geração de células de bateria são provenientes de minas certificadas. Isto dá-nos transparência nos métodos de extração e assegura que a exploração mineira é conduzida de forma responsável.
- Em parceria com os nossos fornecedores, pretendemos converter a nossa produção de aço, passo a passo, de modo a torná-la praticamente isenta de CO2.
2030
O nosso objetivo principal é alcançar uma redução de 40% de CO2 por viatura ao longo de todo o processo de valor até 2030. A meta de redução de CO2 para a produção própria do BMW Group até 2030 é de 80%. Para o efeito, consideramos os aspetos regionais na análise das medidas.
- Estamos continuamente a otimizar a nossa eficiência energética.
- Estamos a avançar com a utilização de fontes de energia renováveis nas nossas instalações.
DURANTE A FASE DE UTILIZAÇÃO.
REDUÇÃO DAS EMISSÕES.
Atualmente
Como forma de melhorar continuamente a sustentabilidade, a BMW reduziu as emissões reais das viaturas em utilização, o que resultou numa redução das emissões de CO2 em mais de metade desde 1995. Conseguimos atingir este objetivo com a utilização de motores de combustão altamente eficientes com baixos valores de emissões devido às medidas EfficientDynamics. Além disso, alargámos a nossa gama de mobilidade elétrica: a isto juntam-se a promoção de uma condução eficiente e a expansão das infraestruturas de carregamento, por exemplo, com várias centenas de milhares de postos de carregamento dos nossos parceiros (DCS GmbH, Ionity, etc.).
2030
Até 2030, o BMW Group pretende reduzir as emissões de CO2 por viatura durante a utilização em até 50% em comparação com 2019.
- Pelo menos, metade das viaturas vendidas é destinada a ser totalmente elétrica.
LONGA VIDA ÚTIL DEVIDO AO SERVIÇO BASEADO NAS CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO.
Atualmente
Também na área do Após-Venda, o BMW Group está a oferecer novas soluções de sustentabilidade, como na área do serviço baseado nas condições de utilização (CBS). O BMW Group foi o primeiro fabricante de equipamento original (OEM) a oferecer um serviço baseado nas condições de utilização (CBS) que permite a verificação exata de determinados componentes de desgaste. A viatura reconhece quando um serviço é necessário e como as peças individuais podem ser utilizadas da melhor forma até ao limite de desgaste. Isto traz vantagens para os clientes em termos do preço oferecido, bem como para o meio ambiente.
AUMENTO NA PROPORÇÃO DE CONDUÇÃO ELÉTRICA DE PHEVS.
Atualmente
Ao utilizarem a ferramenta de dados de frota, os gestores de frota têm a oportunidade de implementar novas funções de sustentabilidade a partir de 2023:
- Avaliação e transparência dos valores de CO2 da frota.
- Avaliação das proporções de condução elétrica e com emissões reduzidas de viaturas híbridas plug-in.
- Análise de potencial e recomendação para eletrificação da frota.
Teremos todo o gosto em o aconselhar sobre este tema: tendermanagement@bmwgroup.com
APÓS A FASE DE UTILIZAÇÃO.
OPÇÕES DE RECICLAGEM NO FIM DO CICLO DE VIDA.
Atualmente
Em 2023, a proporção média de matérias-primas secundárias (material reciclado e material como sucata de produção, etc.) num BMW já é de aproximadamente 30%.
- Utilizamos um procedimento inovador para recuperar mais de 90% ou materiais de baterias de alta tensão.
- Em 2021, o BMW Group apresentou a sua visão de economia circular numa viatura real, o BMW i Vision Circular. Esta viatura visionária mostra a ambição do BMW Group e é fabricada 100% de materiais reciclados, sendo também 100% adequada para reciclagem. A médio prazo, o BMW Group tem como meta utilizar uma proporção de 50% de matérias-primas secundárias nas viaturas da sua frota, sempre que houver viaturas apropriadas disponíveis no mercado.
PORTEFÓLIO DE PRODUTOS.
MOBILIDADE ELÉTRICA.
A mobilidade elétrica é um pilar central da estratégia de sustentabilidade, que o BMW Group pretende expandir continuamente nos próximos anos.
- 2022: duplicação das vendas de viaturas eletrificadas face a 2021.
- 2023: 25 modelos de viaturas eletrificadas no mercado, 13 totalmente elétricas.
- Até 2025: as viaturas eletrificadas irão representar mais de 30% de todas as entregas.
- Até 2030: mais de 50% das entregas mundiais serão totalmente elétricas.
Os sistemas de armazenamento de energia potentes e sustentáveis e o desenvolvimento de novas células de bateria inovadoras são elementos-chave para futuras gerações de viaturas totalmente elétricas. O BMW Group está a trabalhar para aumentar significativamente a densidade de energia das células e, ao mesmo tempo, reduzir os custos dos materiais utilizados e da produção. A reciclabilidade da bateria é um aspeto importante que fornece informações para o desenvolvimento de futuras gerações de células de bateria. Além disso, o BMW Group está, neste momento, a realizar uma investigação intensiva sobre tecnologia de baterias de estado sólido, que já parece muito promissora.
NEW CLASS (NOVA CLASSE) 2025.
A New Class (Nova Classe) é a linha de produtos do BMW Group dedicada exclusivamente à propulsão totalmente elétrica. Está a ser desenvolvida na nossa New Cluster Architecture (nova arquitetura de cluster) (NCAR) com os seus três elementos centrais orientados para o futuro: “elétrico”, “digital” e “circular”.
A New Class (Nova Classe) marca a entrada do conceito de sustentabilidade do BMW Group na terceira fase. Nesta fase, estamos a acelerar o ritmo da redução de CO2 e a concentrarmo-nos firmemente na economia circular. É caracterizado por três aspetos principais: uma arquitetura de TI e software completamente redefinida, uma tração elétrica e geração de bateria recém-desenvolvidos e um novo nível de sustentabilidade que se estende por todo o ciclo de vida.
- Elétrico primeiro. Intransigentemente projetado e otimizado para cadeias cinemáticas elétricas – damos-lhe a designação de BEV-only. Procuramos igualar a autonomia e a margem de contribuição dos motores de combustão de última geração.
- Secundário primeiro. A proporção de materiais secundários será acentuadamente aumentada. Concentração em reduzir significativamente o consumo de recursos.
- Digital em primeiro lugar. Experiência de utilizador completamente nova. Ainda mais recursos individualmente configuráveis e reserváveis.
- Produção sem fontes de energia fóssil na nova BMW iFactory, Hungria.
INFRAESTRUTURA DE CARREGAMENTO E CARREGAMENTO.
Através do BMW e MINI Charging, o BMW Group oferece soluções de carregamento abrangentes que permitem que o veículo elétrico seja utilizado de forma conveniente em diferentes situações. O portefólio contém produtos e serviços de carregamento para utilização em viagem, em casa ou no local de trabalho.
O BMW Charging apoia formas de produção de energia amigas do ambiente e utiliza documentação de prova de origem para garantir que a energia na rede provém de sistemas de combustível regenerativos. O BMW/ MINI Charging Card oferece um acesso fácil às redes de carregamento na Europa.
MÁXIMA EXIGÊNCIA SOBRE NÓS E SOBRE OS NOSSOS FORNECEDORES EM TODO O MUNDO.
NORMAS LABORAIS E DIREITOS HUMANOS.
As diretrizes reconhecidas internacionalmente para critérios ambientais e sociais são a referência para o BMW Group em toda a cadeia de valor acrescentado. Isto afeta particularmente:
- As Diretrizes da Organização Europeia de Cooperação Económica (OCDE) para as Empresas Multinacionais.
- Os Princípios Orientadores das Nações Unidas para Empresas e Direitos Humanos.
- Os Dez Princípios do Pacto Global da ONU.
- O conteúdo da Carta Empresarial da ICC para um Desenvolvimento Sustentável.
- A Declaração de Produção Mais Limpa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
NORMAS AMBIENTAIS E PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL DE MATÉRIAS-PRIMAS.
Fornecemos componentes, materiais e outros serviços em mais de 32 000 locais de produção e distribuição. A responsabilidade pelas obrigações de devida diligência social e ecológica associadas recai sobre os nossos fornecedores como parte dos nossos padrões de sustentabilidade vinculativos contratuais. Ao mesmo tempo, trabalhamos em soluções que permitam a redução ou a substituição de matérias-primas nas nossas viaturas. Analisamos continuamente as matérias-primas no que diz respeito a infrações dos padrões ambientais e sociais.
DEVIDA DILIGÊNCIA.
A NOSSA IMPLEMENTAÇÃO DA DEVIDA DILIGÊNCIA EMPRESARIAL NA REDE DE FORNECEDORES.
Aprovisionamento sustentável de matérias-primas
Deveres de devida diligência na cadeia de fornecimento. Em oito anos, o BMW Group tem respeitado a devida diligência empresarial na rede de fornecedores. Em 2008, definimos medidas preventivas abrangentes, como obrigações contratuais de adesão a padrões ambientais e sociais e, pela primeira vez, estabelecemos essas especificações ao comissionar fornecedores para o BMW i3. Em 2014, esses padrões foram alargados com a adição de um processo de devida diligência em várias fases, que abrange a aquisição de material de produção para todos os modelos de viaturas, bem como bens e serviços não relacionados com a produção. Os exemplos de conteúdos incluem a obrigação contratual de padrões ambientais e sociais alargados, direitos humanos, bem como sistemas de gestão para segurança ocupacional e proteção ambiental. Todos os fornecedores com relação comercial direta com o BMW Group devem transmitir esses requisitos aos seus respetivos subfornecedores na forma de um contrato.
Acreditamos no respeito pelos direitos humanos reconhecidos internacionalmente e orientamo-nos, entre outros, pelos seguintes princípios e regulamentos:
- Princípios Orientadores das Nações Unidas para Empresas e Direitos Humanos.
- Princípios do Pacto Global da ONU.
- Princípios da Organização Internacional do Trabalho.
- Guia da OCDE de Devida Diligência para uma Conduta Empresarial Responsável.
- Plano de Ação Nacional do Governo Federal Alemão e a Lei sobre os Deveres de Devida Diligência Empresarial nas Cadeias de Fornecimento da República Federal da Alemanha com ele relacionados.
Aprovisionamento sustentável de matérias-primas
Adquirimos todas as matérias-primas críticas, como o lítio e o cobalto – matérias-primas essenciais para a produção de células de bateria – para a atual quinta geração diretamente de fornecedores de matérias-primas e disponibilizamo-las aos produtores da nossa atual geração de células de bateria. Isto permite-nos obter a rastreabilidade (balanço de massa) da origem, bem como a transparência em termos de métodos de extração.
- Alinhamento da devida diligência empresarial com o Guia da OCDE de Devida Diligência para Cadeias de Fornecimento Responsável de Minerais de Áreas Afetadas por Conflitos e de Alto Risco.
- Padrões de sustentabilidade através da segurança de fornecimento, estabilidade de preços e condições de trabalho seguras.
- Fundação da iniciativa em todo o setor “Cobalt for Development” (“Cobalto para o desenvolvimento”).
Análise e prevenção de riscos
O pré-requisito básico para a adjudicação de qualquer contrato é a adesão aos nossos requisitos de sustentabilidade especificados. Por esta razão, o BMW Group avalia constantemente os riscos e as consequências de sustentabilidade na sua rede de fornecedores, a fim de cumprir os seus deveres de devida diligência, uma vez que afetam aspetos ecológicos e direitos humanos.
O Programa de Devida Diligência do BMW Group abrange:
- A análise de risco contínua através do filtro de risco específico do BMW Group, que é complementado por mapas de risco padronizados da Responsible Business Alliance (Aliança Empresarial Responsável) (RBA).
- Metodologia de avaliação dinâmica para obter uma análise de risco de nível elevado, específica do país, para cada localização de fornecedor avaliada.
- Utilização de várias fontes de dados, como o índice UNICEF para trabalho infantil.
- Combinação desta avaliação de risco com uma consideração de grupos específicos de matérias-primas,
- Exigimos que fornecedores com mais de 100 colaboradores forneçam sistemas de gestão ambiental certificados e auditados externamente.