A nossa ferramenta que gere a sua autorização para utilizarmos cookies está temporariamente offline. Por conseguinte, algumas funcionalidades que requerem a sua autorização para utilizar cookies poderão estar em falta.
GUIA DE DEVOLUÇÃO E VISUALIZADOR DE DANOS BMW EM FIM DE CONTRATO.
TORNAMOS O PROCESSO MAIS FÁCIL. ALGUMAS DICAS PARA UMA DEVOLUÇÃO TRANQUILA DO SEU BMW.
Caso decida devolver o seu BMW, temos todo o gosto em ajudar a deixá-lo em perfeitas condições e a tornar o processo o mais fácil e simples possível. Temos diretrizes claras e resumimos os pontos-chave para garantir que tudo corra bem. Para ajudar a evitar surpresas inesperadas, também damos exemplos do que é considerado desgaste e o tipo de danos pelos quais será cobrado um valor pela reparação.
Os dados constantes desta página são meramente informativos e não dispensam a leitura do manual de devolução e inspeção de veículos que pode ser consultado AQUI.
VEJA NO VIDEO, QUAL O PROCESSO DE DEVOLUÇÃO DAS VIATURAS EM FIM DE CONTRATO.
EM BOAS CONDIÇÕES OU NECESSITA DE REPARAÇÃO?
Quando uma viatura está em uso, fica sujeita a um desgaste natural. A viatura deixa de ser nova e em perfeitas condições para se tornar uma viatura usada.
Sinais de desgaste resultantes do uso no tráfego rodoviário normal são inevitáveis e, geralmente, podem ser classificados como aceitáveis.
QUAIS SÃO OS SINAIS DE UTILIZAÇÃO ACEITÁVEIS?
São indícios leves da utilização normal que não afetam negativamente a aparência visual geral da viatura.
QUAIS SÃO OS SINAIS DE UTILIZAÇÃO NÃO ACEITÁVEIS?
Danos que não resultem da utilização normal da viatura e têm um impacto negativo na sua aparência visual geral e/ou afetem a sua capacidade técnica. Qualquer dano que diminua o valor da viatura terá custos adicionais.
VISUALIZADOR DE DANOS EXTERIORES.
O nosso visualizador de danos é fácil de usar e dá uma ideia sobre os danos que são ou não aceites no exterior, o que pode levar à cobrança de valores extra.
Carroçaria e para-choques.
ACEITÁVEL.
São aceitáveis mossas com diâmetro inferior a 2 cm, em número igual ou inferior a 2 por painel. Riscos na parte inferior dos para-choques dianteiro e traseiro são aceitáveis desde que não sejam visíveis a dois metros de distância da viatura.
NÃO ACEITÁVEL.
Não são aceitáveis mossas com diâmetro superiores a 2 cm.
Óticas e vidros
ACEITÁVEL.
Pequenas falhas ou lascas com diâmetro inferior a 2 mm, fora da área de varrimento das escovas e que não originem reflexos. Para que sejam considerados aceitáveis, estes danos devem estar dentro dos requisitos legais, e não podem também prejudicar a aparência do seu BMW. O número de danos em toda a área vidrada também nunca poderá ser superior a 3. Os vidros de farol ou as suas proteções plásticas podem ter pequenas falhas desde que não prejudiquem a aparência geral do seu BMW ou afetem a eficiência do sistema de iluminação.
NÃO ACEITÁVEL.
Pequenas falhas ou lascas com diâmetro superior a 2 mm. Pequenas lascas ou falhas na zona de varrimento das escovas. Vidros ou proteções de farol que prejudiquem a aparência da viatura.
Pneus e jantes.
ACEITÁVEL.
Os BMW equipados com pneus do tipo Run Flat de origem, só poderão ser devolvidos se equipados com este tipo de pneus. São permitidos riscos superficiais até 6 cm do rebordo e não superiores a 50% do perímetro da jante.
NÃO ACEITÁVEL.
Pneus com uma profundidade de sulcos inferior a 2 mm. Pneus recauchutados. Pneus com zonas de desgaste anormal quando comparadas com a restante superfície do pneu. No caso de substituições de pneus, têm de ser de tipo e dimensões dos originais. Riscos ou mossas fora do rebordo da jante.
Os pneus deverão ser das marcas: Bridgestone, Continental, Michelin, Dunlop, Goodyear, Kumho, Pirelli ou outra certificada para a marca BMW.
Pintura
ACEITÁVEL.
Riscos ou quaisquer danos na pintura, desde que o seu comprimento seja inferior a 2 cm. Riscos, desde que a sua reparação não necessite de repintura, sendo portanto removíveis através de polimento. Riscos ou quaisquer danos na pintura do rebordo da porta, desde que o seu comprimento seja inferior a 15 cm.
NÃO ACEITÁVEL.
Riscos ou quaisquer outros danos na pintura, com material base a aparecer, desde que superiores a 2 cm e/ou a um número superior de dois por painel. Riscos ou quaisquer danos na pintura do rebordo da porta, desde que o seu comprimento seja superior a 15 cm.
Trabalho de pintura.
Podem existir custos devido a riscos onde:
a superfície da pintura apresenta fissuras e requer a aplicação de tinta, ou existe uma incompatibilidade de cores entre os painéis ou alterações da pintura original da viatura. As películas das viaturas devem ser removidas na entrega ou removidas por um ARC.
Para-choques traseiro e proteção lateral.
ACEITÁVEIS.
Abrasão leve da tinta (principalmente na área envolvente) ou riscos leves que não entrem completamente na pintura e têm menos do que 25 mm de comprimento ou menos do que 10 mm sem danos na pintura – por peça.
NÃO ACEITÁVEIS.
Fendas, fissuras e riscos > 25 mm, exceto no material de base. Deformações visíveis a partir de uma distância de visualização normal ou onde um componente não está corretamente fixo à viatura.
VISUALIZADOR DE DANOS INTERIORES.
O nosso visualizador pretende dar uma ideia sobre danos que são ou não aceites no interior e que podem levar à cobrança de valores das respetivas reparações.
Estofos.
ACEITÁVEL.
Os interiores devem estar em bom estado de conservação, de acordo com a idade e a quilometragem do seu BMW. Desgaste na zona lateral dos bancos como resultado da entrada e saída de passageiros desde que não estejam rasgados. Desgaste e pequenos buracos nos tapetes originados pelos sapatos desde que a alcatifa base do seu BMW não esteja danificada.
NÃO ACEITÁVEL.
Furos ou queimaduras que impliquem a substituição de revestimentos, alcatifa, forro do tejadilho, bancos e tapetes. Manchas ou descoloração de natureza permanente que não possam ser removidas através de limpeza simples. Rasgos, cortes ou danos nos estofos. Frisos interiores, guarnições, painel de instrumentos, “tablier”, palas de sol e forro do tejadilho partidos ou danificados.
Mecânica.
ACEITÁVEL.
O motor e a caixa de velocidades não poderão estar danificados, devendo ambos estar em normal funcionamento. Chassis, o berço do motor e o catalisador serão sempre alvo de particular atenção. Qualquer dano no catalisador implicará a sua substituição. A bateria tem de ser do modelo preconizado pela marca e seu ano de produção igual ou superior ao da viatura. A suspensão e a direção devem estar em bom estado de utilização.
NÃO ACEITÁVEL.
Serviços não realizados de acordo com intervalo de serviço recomendado e todo o trabalho de reparação resultante de não ter sido realizado.
Eletrónica e comandos.
ACEITÁVEL.
Alguns danos nos comandos, botões, volante e outros elementos poderão ser aceites, desde que resultantes de uso corrente e não estejam em falta nem apresentem sinais de uso negligente.
NÃO ACEITÁVEL.
Painel de instrumentos partido ou danificado.
Serviços não realizados de acordo com intervalo de serviço recomendado e todo o trabalho de reparação resultante de não ter sido realizado.
GUIA DE DEVOLUÇÃO BMW EM 3 PASSOS.
PASSO 1 – A BMW RECOMENDA UMA PRÉ-PERITAGEM COMPLEMENTAR.
Através da marcação de uma pré-peritagem gratuita poderá saber antecipadamente qual o valor dos danos e decidir pela reparação dos mesmos antes da entrega definitiva, evitando assim surpresas. Este serviço está disponível até 30 dias antes da entrega final do seu BMW.
PASSO 2 – REPARAÇÃO DE DANOS EXCESSIVOS – SÓ PARA TER CERTEZA.
Não esperamos que o seu BMW esteja perfeito ao devolvê-lo, mas se houver algum dano além do desgaste normal, será cobrado um valor pela reparação [1]. Após a inspeção, irá receber um relatório com as condições da viatura, detalhando qualquer dano encontrado. Também incluirá recomendações para reparação. Caso a viatura necessite de algum trabalho, entre em contacto com o seu Concessionário BMW e companhia de seguros, para que esse dano possa ser reparado antes do fim do contrato.
[1]Caso a viatura seja devolvido sem estar reparado, os custos de reparação correspondentes serão incluídos na liquidação do contrato. No entanto, isso pode resultar em diferenças entre o dano cobrado por nós e a liquidação do sinistro pago pela seguradora e posteriormente cobrado a si.
PASSO 3 – TRANSPARÊNCIA NO PROCESSO DE DEVOLUÇÃO DA VIATURA.
Deve agendar a devolução do BMW com o representante da LOCADORA, a MACADAM, através do nº de telefone 214 873 200 (chamada para a rede fixa nacional) dias úteis das 09:00 às 18:00, até 15 dias de antecedência. Deverá informar a MACADAM sobre o modelo e a matrícula do BMW a devolver. A marcação poderá ser alterada até 24 horas de antecedência. O seu BMW só pode ser devolvido nos parques dos Concessionários BMW. Os parques da BCA Leilões estarão reservados a devoluções de viaturas em processo de contencioso. As viaturas em processo de contencioso só poderão ser devolvidas nos parques da BCA Leilões.
(1) Tenha em atenção que, se a viatura for devolvida na condição de não reparada, os custos de reparação correspondentes serão incluídos na liquidação do contrato. No entanto, isto pode resultar em diferenças entre os custos dos danos e a liquidação da regularização de sinistro paga pela companhia de seguros, que lhe serão transferidos.
1. Chaves da viatura.
Todas as chaves devem ser entregues no momento da compra do seu BMW.[2]
2. Documentos Originais.
Os documentos originais da viatura devem ser devolvidos, bem como o livro de Manutenção e manuais de instruções do BMW.[2]
3. Pneus.
Pneu sobresselente (ou kit de reparação de furo), macaco e chave de rodas (se aplicável).[2]
4. Acessórios da viatura.
Todos os acessórios da viatura que estavam de acordo com as especificações de fábrica, devem estar na viatura na data da devolução. Estojos de primeiros socorros, triângulo de pré-sinalização, tapetes, kit de reparação de pneus e ferramentas da viaturas.[2]
5. Avaliação da viatura.
Antes de devolver a viatura ao seu Concessionário BMW preferencial, aconselhamos uma pré-peritagem gratuita onde poderá saber antecipadamente qual o valor dos danos. Este serviço está disponível até 30 dias antes da entrega final do seu BMW.[2]
6. Verificação pessoal.
Elimine todos os dados pessoais do sistema de navegação, áudio e entretenimento da sua viatura. Não deixe objetos de valor na viatura.
Caso necessite de algum esclarecimento sobre o processo de devolução da viatura, não hesite em contactar o seu Concessionário ou a BMW Financial Services.[2]
(2) Tenha em atenção que: Qualquer equipamento em falta, está sujeito a custos adicionais. Quaisquer documentos, peças de reposição e outros componentes devolvidos após a entrega do veículo não serão levados em consideração. Se o limite de quilometragem contratada for excedida, será aplicado o custo contratado, por cada quilómetro excedido.
FAQ. QUESTÕES E RESPOSTAS SOBRE SINAIS DE UTILIZAÇÃO E DANOS.
Obtenha uma visão geral dos danos aceitáveis não aceitaveis da sua viatura e que estão sujeitos a custos.
O que devo ter em consideração ao devolver a minha viatura no final do contrato?
Contacte o seu Concessionário BMW, para agendar a entrega da viatura no final do seu contrato e para o ajudar no agendamento da pré-peritagem gratuita. Deve também consultar o manual de devolução e inspeção de veículos em final de contrato, para saber todos os detalhes acerco do processo de devolução.
Poderão ocorrer custos adicionais quando o contrato terminar?
Se a viatura apresentar algum dano ou a quilometragem exceder o limite contratado, haverá lugar ao débito de custos adicionais.
O que acontece se a minha viatura apresentar danos no final do contrato?
Para garantir uma devolução simples e rápida, deve contactar o seu Concessionário antecipadamente e reparar quais danos identificados.
Quais são os sinais de utilização aceitável?
São indícios leves de utilização normal, que não afetem negativamente a aparência visual geral da viatura.
Quais são os sinais de utilização não aceitáveis?
Danos que não resultem da utilização normal da viatura e que têm um impacto negativo na aparência visual geral da viatura e/ou afetem a sua capacidade técnica. Qualquer dano que diminua o valor da viatura, terá custos adicionais.
Que riscos e mossas na carroçaria, podem ser considerados aceitáveis ou não aceitáveis?
ACEITÁVEIS.- Riscos ou quaisquer danos na pintura, desde que o seu comprimento seja inferior a 2 cm.
- Riscos, desde que a sua reparação não necessite de repintura, sendo portanto amovíveis através de polimento.
- Mossas com diâmetro inferior a 2 cm, em número igual ou inferior a 2 por painel.
- Riscos na parte inferior dos para-choques dianteiro e traseiro são aceitáveis desde que não sejam visíveis a dois metros de distância do seu BMW.
- Riscos ou quaisquer danos na pintura do rebordo da porta, desde que o seu comprimento seja inferior a 15 cm.
NÃO ACEITÁVEIS.
- Riscos ou quaisquer outros danos na pintura, com material base a aparecer, desde que superiores a 2 cm e/ou a um número superior de dois por painel.
- Riscos ou quaisquer danos na pintura do rebordo da porta, desde que o seu comprimento seja superior a 15 cm.
Que danos nos pneus e jantes, podem ser considerados aceitáveis ou não aceitáveis?
ACEITÁVEIS.
- Os BMW equipados com pneus do tipo Run Flat de origem, só poderão ser devolvidos se equipados com este tipo de pneus.
- São permitidos riscos superficiais até 6 cm do rebordo da jante e não superiores a 50% do seu perímetro.
NÃO ACEITÁVEIS.
- Pneus com uma profundidade de sulcos inferior a 2 mm.
- Pneus recauchutados.
- Pneus com zonas de desgaste anormal quando comparadas com a restante superfície do pneu.
- No caso de substituições de pneus, têm de ser de tipo e dimensões dos originais.
- Riscos ou mossas fora do rebordo da jante.
- Os pneus deverão ser das marcas: Bridgestone, Continental, Michelin, Dunlop, Goodyear, Kumho, Pirelli ou outra certificada para a marca BMW.
Quais os sinais de utilização de óticas e vidros, que podem ser considerados aceitáveis ou não aceitáveis?
ACEITÁVEIS.
Pequenas falhas ou lascas com diâmetro inferior a 2 mm, fora da área de varrimento das escovas e que não originem reflexos. Para que sejam considerados aceitáveis, estes danos devem estar dentro dos requisitos legais, e não podem também prejudicar a aparência do seu BMW. O número de danos em toda a área vidrada também nunca poderá ser superior a 3.
Os vidros de farol ou as suas proteções plásticas podem ter pequenas falhas desde que não prejudiquem a aparência geral do seu BMW ou afetem a eficiência do sistema de iluminação.NÃO ACEITÁVEIS.
- Pequenas falhas ou lascas com diâmetro superior a 2 mm.
- Pequenas lascas ou falhas na zona de varrimento das escovas.
- Vidros ou proteções de farol que prejudiquem a aparência do veículo.
- Pequenas falhas ou lascas com diâmetro superior a 2 mm.
Quais os sinais de utilização de interiores e comandos, podem ser considerados aceitáveis ou não aceitáveis?
ACEITÁVEIS.
- Os interiores devem estar em bom estado de conservação, de acordo com a idade e a quilometragem do seu BMW.
- Desgaste na zona lateral dos bancos como resultado da entrada e saída de passageiros desde que não estejam rasgados.
- Desgaste e pequenos buracos nos tapetes originados pelos sapatos desde que a alcatifa base do seu BMW não esteja danificada.
- Alguns danos nos comandos, botões, volante e outros elementos poderão ser aceites desde que resultantes de uso corrente e não estejam em falta nem apresentem sinais de uso negligente.
NÃO ACEITÁVEIS.
- Furos ou queimaduras que impliquem a substituição de revestimentos, alcatifa, forro do ejadilho, bancos e tapetes.
- Manchas ou descoloração de natureza permanente que não possam ser removidas através de limpeza simples.
- Rasgos, cortes ou danos nos estofos.
- Frisos interiores, guarnições, painel de instrumentos, “tablier”, palas de sol e forro do tejadilho partidos ou danificados.
Quais são os sinais de utilização da mecânica aceitáveis ou não aceitáveis?
ACEITÁVEIS.
- O motor e a caixa de velocidades não poderão estar danificados, devendo ambos estar em normal funcionamento.
- Chassis, o berço do motor e o catalisador serão sempre alvo de particular atenção. Qualquer dano no catalisador implicará a sua substituição.
- A bateria tem de ser do modelo preconizado pela marca e seu ano de produção igual ou superior ao da viatura. A suspensão e a direção devem estar em bom estado de utilização.
NÃO ACEITÁVEIS.
- Serviços não realizados de acordo com intervalo de serviço recomendado e todo o trabalho de reparação resultante de não ter sido realizado.
- O motor e a caixa de velocidades não poderão estar danificados, devendo ambos estar em normal funcionamento.
Quais são os sinais de utilização da eletrónica aceitáveis ou não aceitáveis?
ACEITÁVEIS.
- Alguns danos nos comandos, botões, volante e outros elementos poderão ser aceites, desde que resultantes de uso corrente e não estejam em falta nem apresentem sinais de uso negligente.
NÃO ACEITÁVEIS.
- Painel de instrumentos partido ou danificado.
- Serviços não realizados de acordo com intervalo de serviço recomendado e todo o trabalho de reparação resultante de não ter sido realizado.
- Alguns danos nos comandos, botões, volante e outros elementos poderão ser aceites, desde que resultantes de uso corrente e não estejam em falta nem apresentem sinais de uso negligente.