VISÃO GERAL DO BMW SÉRIE 5.

O BMW Série 5 segue o conceito da “Nova Classe”: veículos dinâmicos com design moderno, equipados com inovações tecnológicas, motores potentes e componentes de conforto da classe de luxo. Por meio século, elementos visuais, como a grelha dupla em forma de rim ou a curva Hofmeister no pilar C, foram elementos de definição de estilo e marca registada da berlina executiva desportiva. O BMW Série 5 é também o primeiro veículo da BMW a introduzir a nova nomenclatura das várias séries. O primeiro número indica a série e os outros dois números representam o motor. Todas as séries futuras utilizam este sistema de nomenclatura. Em 1975, o BMW Série 3 adotou este princípio, em 1976, o BMW Série 6 e, em 1977, o BMW Série 7.

5 CARACTERÍSTICAS DO BMW SÉRIE 5.

  • 01 Dinâmica de condução impressionante
  • 02 Visuais modernos e elegantes
  • 03 Interior confortável e elegante
  • 04 Tecnologias pioneiras
  • 05 Ligação excelente a todos os serviços, graças ao BMW ConnectedDrive

Missão: definir novos padrões. O BMW Série 5 é a personificação da moderna berlina executiva. A sua imagem dinâmica e simultaneamente elegante, responde de forma convincente às expectativas atuais relativas a um veículo da sua classe: estética desportiva e prazer de conduzir com tecnologia de ponta.
Pense criativamente. Avance com os tempos. Dois conceitos essenciais para conceitos sustentáveis. O BMW 530e iPerformance implementa ambas as abordagens e mantém-se na vanguarda do seu tempo. Baseado no prazer da condução elétrica, é complementado pela condução híbrida plug-in, o que auspicia um futuro brilhante.
Nervos à flor da pele: a versão M Performance do BMW Série 5 Berlina eleva os limites ao inimaginável. Adrenalina pura. A natureza desportiva transforma-se em desporto motorizado. Porque nada é demais.
Dinâmica de condução extraordinária, design desportivo, máximo conforto – o BMW Série 5 Touring é um verdadeiro campeão na sua classe. Versátil como nenhum, equipado com tecnologia de ponta, máxima funcionalidade e uma grande dose de estilo desportivo. Os inúmeros serviços digitais e o sistema de assistência ao condutor garantem o conforto, a segurança e o máximo de produtividade. O seu interior de dimensões generosas transmite uma sensação de qualidade absoluta e o volume da bagageira de 1700 litros oferece espaço para todo o tipo de atividades. Uma garantia de prazer de conduzir que eleva as viagens de lazer e profissionais a um novo patamar.
O BMW Série 5 Gran Turismo combina a presença refinada de uma berlina com a elegância desportiva de um coupé. Sob a sua linha de tejadilho ao estilo coupé e a porta da bagageira com abertura dupla, os passageiros podem desfrutar de bancos elevados com um ambiente de luxo e viajar com conforto ao mais alto nível.
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BMW Série 5 Berlina, modelos das 6 gerações, parados

BREVE HISTÓRIA DO BMW SÉRIE 5.

Meio século do BMW Série 5 – o veículo é pioneiro da sua classe desde o início e representa o auge das berlinas executivas em todo o mundo. Saiba mais sobre a história do BMW Série 5.

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BREVE HISTÓRIA DO BMW SÉRIE 5.

PRIMEIRA GERAÇÃO DO BMW SÉRIE 5.

BMW 520 (E12), perspetiva dianteira a três quartos, parado

(BMW E12)

Em 1972, chega ao mercado o primeiro veículo criado pela lenda do design Paul Bracq para a BMW. O BMW Série 5 já apresenta todos os componentes que irão distinguir a berlina da classe média alta também no futuro: a impressionante grelha do radiador com faróis duplos, o perfil alongado e a tração traseira típica da BMW. Acompanhando estes componentes inclui-se a suspensão, uma combinação de caráter desportivo, segurança e conforto. No posto de condução, prevalece uma funcionalidade mais rigorosa em vez de detalhes não realísticos. O interior inspira com materiais impressionantes ao toque e com os componentes de conforto. 

 

No ano seguinte, surgem motores mais potentes no mercado: o BMW 525 com 107 kW (145 cv), seguido pelo BMW 528 com 121 kW (165 cv).

 

A partir do ano modelo de 1977, o processo de atualização realizado em todos os veículos leva à ligeira elevação do capot, desde a grelha em forma de rim até ao para-brisas, ao aumento dos faróis traseiros e ao equipamento das versões BMW 525 e BMW 528 de 6 cilindros com carburadores duplos. O que resulta num aumento de potência para os veículos. Com pouco menos de 700.000 veículos construídos, a produção cessa com o aparecimento do sucessor do BMW Série 5 (E28).

 

Período de produção: 1972 – 1981

Motores: 1.8 – 3.5 litros (66 – 160 kW, 90 – 218 cv), 4 e 6 cilindros

Comprimento/largura/altura: 4620 mm/1690 mm/1425 mm

SEGUNDA GERAÇÃO DO BMW SÉRIE 5.

BMW Série 5 Berlina (E28), perspetiva lateral a três quartos, parado

(BMW E28)

O modelo sucessor do primeiro BMW Série 5 difere, principalmente, no desenvolvimento tecnológico da primeira geração. O design torna-se mais evidente, mais preciso e, principalmente devido à secção traseira elevada, mais aerodinâmico. A típica secção dianteira mantém-se inalterada com os faróis duplos na grelha do radiador. Novas inovações técnicas, como o ABS, airbag, controlo eletrónico do motor, catalisadores de gases de escape ou o computador de bordo estão disponíveis pela primeira vez. Quase todos os motores têm agora equipada a injeção de combustível com coletor de admissão.

 

Em 1983, o primeiro modelo BMW Série 5 é equipado com um motor diesel: o BMW 524td debita 85 kW (115 cv) e era, na altura, a berlina diesel mais rápida do mundo. 

 

Em 1985, paralelamente ao BMW M535i, o primeiro BMW M5 fica disponível e cria uma linha de berlinas desportivas para mostrar que desempenhos de condução excecionais não precisam de ser do domínio exclusivo dos automóveis desportivos exóticos. Executado inteiramente à mão, o BMW M5 tem o mesmo motor de 6 cilindros em linha com 3.5 litros de cilindrada que o BMW M635Csi e uma potência de 210 kW (286 cv). Ao mesmo tempo, o seu eufemismo produz uma aparência digna.

 

As versões M do E12 da BMW M GmbH estão disponíveis em pequenos números desde 1974. Este desenvolvimento culmina no BMW M535i. Com um spoiler dianteiro amplo e um motor de 6 cilindros que debita 160 kW (218 cv), estabelece marcas de topo em termos de aparência e desempenho desportivo.

 

Até ao final de 1987, mais de 722.000 veículos BMW Série 5 (E28) saem da fábrica.

 

Período de produção: 1981 – 1987

Motores: 1.8 – 3.5 litros (66 – 210 kW, 90 – 218 cv), 4 e 6 cilindros

Comprimento/largura/altura: 4620 mm/1700 mm/1415 mm

TERCEIRA GERAÇÃO DO BMW SÉRIE 5.

BMW M Berlina (E34), perspetiva dianteira a três quartos, em movimento

(BMW E34)

O BMW Série 5 (E34) apresentado ao público em janeiro de 1988 é significativamente maior e mais amplo do que o seu antecessor: a aerodinâmica claramente melhorada com um valor Cw de 0,30 garante que todos os modelos com motor a gasolina do BMW Série 5 são mais rápidos, tendo uma velocidade superior a 200 km/h. Graças à longa distância entre eixos e a uma distribuição de peso quase ideal de 50:50 nos eixos dianteiro e traseiro, o veículo impressiona com as características de condução desportivas e dinâmicas – desde o BMW 518i de 4 cilindros ao BMW M5 com 232 kW (315 cv), que também fica disponível durante o ano de lançamento. 

 

Em 1991, o BMW Série 5 Touring surpreendeu os condutores: pela primeira vez havia uma carrinha da BMW no segmento executivo médio. Um destaque especial é o óculo traseiro que se abre independentemente da porta da bagageira. No mesmo ano, as portas incluem proteção contra impactos laterais para maior segurança.

 

Em 1992, chega ao mercado o primeiro BMW Série 5 com tração integral, o BMW 525iX. Outra novidade é o equipamento dos modelos BMW Série 5 com motores V8. No BMW 530i e no BMW 540i, estes motores destacam-se pelas suas características de funcionamento especialmente suaves. O BMW M5 mantém a unidade de potência de 6 cilindros em linha. No entanto, a cilindrada é aumentada para 3.8 litros, resultando num aumento de potência para 250 kW (340 cv). O agora mais potente BMW M5 está também disponível na versão Touring. 

 

A produção da berlina é descontinuada em 1995, enquanto as vendas do BMW Série 5 Touring continuam até 1996. No total, são entregues 1,3 milhões de unidades do veículo.

 

Período de produção: 1988 – 1996

Motores: 1.8 – 4.0 litros (83 – 250 kW, 113 – 340 cv), 4 e 8 cilindros

Comprimento/largura/altura: 4720 mm/1751 mm/1412 – 1421 mm 

QUARTA GERAÇÃO DO BMW SÉRIE 5.

BMW Série 5 Berlina (E39), perspetiva lateral a três quartos, em movimento

(BMW E39)

Apesar das dimensões maiores, o peso da carroçaria do BMW série 5 (E39) permanece inalterado. Isto deve-se ao aumento da utilização do alumínio, com a suspensão composta em grande parte por este metal leve. A resistência à torção também aumenta significativamente. Além disso, o BMW Série 5 (E39), disponível nos salões de exposição a partir de 1995, inclui uma proteção anticorrosão extraordinária – mais de três quartos da carroçaria são galvanizados a quente. Combinado com muitos detalhes, o design elegante tem um coeficiente de aerodinâmica recorde, tornando-o no melhor da sua classe. Até dez airbags podem ser equipados como garantia de segurança.

 

A partir de 1997, o BMW Série 5 Touring está também disponível nesta gama. E em 1998, uma nova tecnologia faz sua estreia nos motores diesel: com a primeira motorização Common Rail de 6 cilindros em linha, a BMW estabelece padrões globais em termos de desempenho e eficiência de motores diesel que duram anos. Os motores modernos inspiram com o desempenho e funcionamento suave, desde o diesel de 4 cilindros até à motorização V8, excecionalmente potente, com 294 kW (400 cv ) no BMW M5.

 

A revisão do modelo BMW Série 5 no ano 2000 inclui as luzes de condução ainda utilizadas atualmente na forma de um anel à volta dos faróis; também foram introduzidos faróis de nevoeiro redondos em vez dos modelos angulares anteriores. Com mais de 1,48 milhões de veículos entregues (incluindo 266.000 versões Touring), o BMW Série 5 estabelece um novo recorde de vendas até o fim da produção em 2004.

 

Período de produção: 1995 – 2004

Motores: 2.0 – 5.0 litros (85 – 294 kW, 115 – 400 cv), 4 e 8 cilindros

Comprimento/largura/altura: 4775 – 4805 mm/1800 mm/1435 – 1445 mm

QUINTA GERAÇÃO DO BMW SÉRIE 5.

BMW Série 5 Berlina (E60), perspetiva dianteira a três quartos, em movimento

(BMW E60, E61)

O design do BMW Série 5 Berlina (E60/60), disponível a partir de 2003, com as suas formas características, teve origem sob a liderança de Chris Bangle. Os planos alternados côncavos e convexos criam uma interação única de luz e sombra, potente e dinâmica. O conceito de funcionamento é também adotado a partir da berlina da classe de luxo da BMW, permitindo que o condutor controle os diversos sistemas do BMW série 5 através do iDrive. Estando disponível opcionalmente com o Head-Up Display, que projeta as informações relevantes mais importantes da viagem diretamente no campo de visão do condutor no para-brisas. 

 

O novo BMW Série 5 Berlina é maior e mais espaçoso do que o modelo antecessor, embora não seja mais pesado, sendo até 75 kg mais leve, dependendo do modelo. Um dos fatores responsáveis é a secção dianteira em alumínio de baixo de peso, que no design composto com a restante carroçaria em aço representa um passo na definição de tendências na construção da carroçaria. 

 

A iluminação em curva adaptativa e as luzes de travagem estão disponíveis opcionalmente. Também a fazer a sua estreia no BMW Série 5, paralelamente ao sistema de controlo das oscilações da carroçaria Dynamic Drive, inclui-se o Cruise Control ativo (ACC). Em combinação com a suspensão desportiva, permite uma dinâmica de condução única nesta classe. Os motores de 6 cilindros em linha impressionam como diesel com a tecnologia Common Rail e na versão a gasolina com o Bi-VANOS. 

 

Desde o início de 2005, o atual BMW M5 chega ao mercado com um enorme motor V10 de 5 litros com 373 kW (507 cv). O automóvel desportivo dinâmico está disponível nas versões Berlina e Touring, tornando-o num dos automóveis mais rápidos do mundo.

 

Em 2007, a aparência do veículo é modernizada com alterações na iluminação e para-choques, bem como um sistema iDrive renovado.

 

Período de produção: 2003 – 2010

Motores: 2.0 – 5.0 litros (120 – 373 kW, 163 – 507 cv), 4 e 10 cilindros

Comprimento/largura/altura: 4841 – 4855 mm/1846 mm/1468 – 1512 mm

BMW SÉRIE 5 GRAN TURISMO.

BMW Série 5 Gran Turismo (F07), perspetiva dianteira a três quartos, em movimento

(BMW F07)

Paralelamente ao BMW Série 5, a BMW define um segmento de veículos completamente novo: o BMW Série 5 Gran Turismo reúne características de uma berlina, um SAV (Sports Activity Vehicle) de utilização flexível e um Gran Turismo clássico. O automóvel combina elegância, um nível de conforto generoso e espaçoso e uma dinâmica de condução típica da BMW.
 

A linha de tejadilho estilo coupé e a lateral ampla harmonizam-se com a ampla grelha BMW em forma de rim na dianteira e a via ampla da traseira conseguida pelos faróis traseiros em forma de L e contornos alinhados horizontalmente. Devido às versões do motor e ao controlo dinâmico de condução de série e à transmissão automática de 8 velocidades, o BMW Série 5 Gran Turismo oferece um nível supremo de dinâmica e eficiência. A suspensão impressiona com inovações técnicas, como um eixo dianteiro de braço duplo, bem como um eixo traseiro em V integral e direção ativa Integral opcional. 
 

As dimensões generosas e o espaço versátil com bancos elevados e vidros amplos são uma surpresa no interior. Materiais selecionados completam o ambiente luxuoso. Graças ao BMW iDrive, o condutor mantém sempre uma visão geral desobstruída das funções abrangentes do BMW Série 5 Gran Turismo, como o BMW ConnectedDrive (opcional) com sistemas de assistência, como o aviso de alteração de trajetória, BMW Night Vision e o assistente das luzes de máximos. Além disso, o sistema oferece o BMW Online e o BMW TeleServices através de uma ligação à Internet.
 

Período de produção: 2009 – 2017

Motores: 2.0 – 4.4 litros (135 – 330 kW, 184 – 450 cv), 4 e 8 cilindros

Comprimento/largura/altura: 4998 mm/1901 mm/1559 mm

SEXTA GERAÇÃO DO BMW SÉRIE 5.

BMW 518d Berlina (F10 LCI), perspetiva lateral, em movimento

(BMW F10, F11)

A geração de maior sucesso do BMW Série 5, com mais de dois milhões de modelos vendidos, chega ao mercado em 2010. O design desportivo e elegante, o puro prazer de conduzir típico da BMW e o grande número de tecnologias inovadoras garantem a pole position para o veículo do segmento das berlinas executivas.
 

O automóvel pode ser encomendado com o sistema de tração integral inteligente BMW xDrive, que distribui a força propulsora para as rodas de acordo com a situação específica. Um motor V8 com BMW Twin Power Turbo debitando uma potência de 300 kW (407 cv) é o motor a gasolina mais potente. O equivalente entre as unidades de potência diesel é um 6 cilindros em linha com 220 kW (300 cv). Em setembro de 2010, o Pack M do BMW Série 5 fica disponível para oferecer melhorias desportivas para o BMW Série 5, tanto no interior como no exterior. Com a suspensão desportiva M, o pack aerodinâmico M e as jantes de liga leve BMW M, o veículo cria uma impressão especialmente marcante. Os bancos desportivos no design M são uma melhoria no interior, juntamente com o volante M em pele, a alavanca de velocidades M e os frisos interiores M.
 

A atualização de 2013 inclui a renovação do design e a integração de opções de motor adicionais. A série inclui agora faróis de xénon e uma interface Bluetooth mãos-livres de série.
 

Um BMW Série 5 híbrido fica disponível a partir de 2016: o BMW 530e iPerformance inclui um motor híbrido plug-in, permitindo uma condução sem emissões locais. Isto é combinado com as características típicas da BMW: dinâmica de condução, conforto e eficiência.
 

Período de produção: 2010 – 2017

Motores: 2.0 – 4.4 litros (105 – 423 kW, 143 – 575 cv), 4 e 8 cilindros

Comprimento/largura/altura: 4899 – 5039 mm/1860 mm/1464 – 1471 mm

SÉTIMA GERAÇÃO DO BMW SÉRIE 5.

BMW 530e Berlina(G30), perspetiva dianteira a três quartos, a carregar

(BMW G30, G31)

A partir de 2017, o BMW Série 5 leva o conceito de berlina executiva desportiva a novos níveis. O design é dominado pelas proporções típicas da BMW, incluídas na longa distância entre eixos, no capot alongado e na linha de tejadilho fluida. A grelha BMW em forma de rim, ligada de forma direta aos faróis e que destaca a largura do veículo, apoia as superfícies claras e os contornos precisamente delineados. 
 

Os motores modernos, eficientes e disponíveis como híbridos, mediante solicitação, oferecem uma dinâmica de condução incomparável na sua classe. A suspensão adaptativa opcional e a direção ativa integral oferecem contribuições adicionais. 
 

Os sistemas de assistência avançados são garantia de segurança em situações de trânsito críticas. O assistente de condução Professional, disponível mediante solicitação, oferece suporte em situações, como manutenção da faixa de rodagem ou travagens de emergência.
 

Atualização de 2020 define detalhes evidentes no exterior, como a grelha em forma de rim renovada, faróis mais planos com luz laser opcional e novas pinturas. No interior, os novos bancos Comfort ficam disponíveis e os sistemas de assistência oferecem agora o assistente de paragem de emergência e a ativação automática dos travões.
 

Período de produção: 2017 – atualmente

Motores: 1,6 – 4,4 litros (135 – 390 kW, 184 – 530 cv), 4 e 8 cilindros

Comprimento/largura/altura: 4936 – 4972 mm/1868 – 1903 mm/1483 – 1498 mm

OITAVA GERAÇÃO DO BMW SÉRIE 5.

BMW Série 5 Berlina, G60, ICE, 2023

(BMW G60)

O novo BMW Série 5 Berlina reinterpreta o design desportivo da gama de modelo da oitava geração. Elementos de design característicos, como as dimensões típicas M, a longa distância entre eixos, o capot alongado e a linha de tejadilho fluida, são apresentados de uma forma particularmente elegante. Detalhes expressivos, como a grelha BMW em forma de rim Iconic Glow iluminada, o amplo teto de abrir panorâmico ou a barra de interação cristalina, conferem ao BMW Série 5 a sua própria personalidade. 

O vasto portefólio de opções de motor é extraordinário: a mais recente geração do BMW Série 5 está disponível com o motor a gasolina ou diesel clássico, mas também como BMW i5 híbrido plug-in totalmente elétrico ou versão M particularmente potente.

A segurança e o conforto encontram-se disponíveis em todas as versões de motor. Para isso contribuem as tecnologias de assistência e ligação em rede abrangentes. O assistente de condução Professional, por exemplo, torna as viagens longas mais fáceis, enquanto o BMW Live Cockpit Professional aumenta a visão geral da informação relevante da condução.

Período de produção: desde 2023

Motores: 2.0 litros, motor elétrico (120 - 442 kW, 163 - 601 cv), 4 cilindros

Comprimento/largura/altura: 5060 mm/1900 mm/1505 - 1515 mm

BMW Série 5 Berlina: Consumo de combustível, combinado, WLTP em l/100 km: 5,1–6,4; Emissões de CO2, combinadas, WLTP, em g/km: 130–157

BMW i5 Berlina: Consumo de energia elétrica, combinado, WLTP, em kWh/100 km: 15,9–20,6

Autonomia elétrica, WLTP, em km: 455–582

Veículos usados BMW à frente de um Concessionário BMW

VEÍCULOS USADOS BMW.

BMW Série 5 Berlina (G60), perspetiva lateral a três quartos, em movimento

BMW SÉRIE 5 BERLINA.

BMW Série 5 Berlina, versão M (G30), perspetiva dianteira a três quartos, em movimento

BMW SÉRIE 5 BERLINA, VERSÃO M.

BMW Série 5 Touring (G31), perspetiva lateral a três quartos, parado

BMW SÉRIE 5 TOURING.

Consumo de combustível e emissões de CO2.

 

BMW Série 5 Berlina:
Consumo de combustível em l/100 km (combinado): 1,7–11,0
Emissões de CO2 em g/km (combinadas): 230–250

BMW Série 5 Berlina, versão M:
Consumo de combustível em l/100 km (combinado): 10,3–11,0
Emissões de CO2 em g/km (combinadas): 235–250

BMW Série 5 Touring:
Consumo de combustível em l/100 km (combinado): 1,5–8,4
Emissões de CO2 em g/km (combinadas): 41–193

BMW Série 5 Touring híbrido plug-in:
Consumo de combustível em l/100 km (combinado): 1,5–2,2
Emissões de CO2 em g/km (combinadas): 35–51

O consumo de combustível, as emissões de CO2, o consumo de energia e a autonomia elétrica apresentados são determinados de acordo com o processo de medição tal como definido pelo Regulamento Europeu (CE) 715/2007 na versão aplicável. Em caso de intervalos de valores, os dados determinados pelo WLTP têm em consideração o equipamento opcional (neste caso, disponível no mercado alemão). No caso de viaturas recentemente homologadas desde 1 de janeiro de 2021, apenas os dados de acordo com o WLTP são considerados oficiais. Além disso, os valores NEDC são eliminados dos certificados de conformidade de 1 de janeiro de 2023, conforme o Regulamento Europeu (CE) 2022/195.

Para mais informação sobre os procedimentos de teste NEDC e WLTP, consulte www.bmw.com/wltp

Para mais informações sobre o consumo de combustível e as emissões de CO2 específicas oficiais das novas viaturas, consulte as "Diretrizes sobre consumo de combustível, emissões de CO2 e consumo de energia de novas viaturas", disponíveis nos Concessionários, na Deutsche Automobil Treuhand GmbH (DAT), Hellmuth-Hirth-Str. 1, 73760 Ostfildern-Scharnhausen, Alemanha, e em https://www.dat.de/co2/.

 

 

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Consumo de combustível e emissões de CO2.

  • BMW Série 5 Berlina:
    Consumo de combustível em l/100 km (combinado): 1,4–10,7
    Emissões de CO2 em g/km (combinadas): 31–246

    BMW Série 5 Berlina, versão M:
    Consumo de combustível em l/100 km (combinado): 10,7
    Emissões de CO2 em g/km (combinadas): 246

    BMW Série 5 Berlina híbrido plug-in:
    Consumo de combustível em l/100 km (combinado): 1,4–2,3
    Emissões de CO2 em g/km (combinadas): 31–53

    BMW Série 5 Touring:
    Consumo de combustível em l/100 km (combinado): 1,6–8,3
    Emissões de CO2 em g/km (combinadas): 35–189

    BMW Série 5 Touring híbrido plug-in:
    Consumo de combustível em l/100 km (combinado): 1,6–2,4
    Emissões de CO2 em g/km (combinadas): 35–54

    O consumo de combustível, emissões de CO2, consumo de energia e autonomia elétrica apresentados foram determinados de acordo com o processo de medição, tal como definido pelo Regulamento Europeu (CE) 715/2007 na versão aplicável. Para os intervalos, os dados WLTP têm em consideração o equipamento opcional. No caso dos veículos recentemente homologados desde 01.01.2021, apenas os dados de acordo com o WLTP são considerados oficiais. Para mais informação sobre os procedimentos de teste WLTP e NEDC, consulte www.bmw.de/wltp